[ Blogs Que Faturam Muita Grana ]

É notório que esse tipo de assunto vem tomando cada vez mais espaço nas listas de discussões de nós blogueiros de plantão. E cada vez que surge uma lista, uma matéria ou qualquer tipo de depoimento sobre faturamento de blogs, a nação monetizada vai ao delírio com as cifras alcançadas por alguns blogs aqui e acolá. E claro sempre há alguém pra dizer: "Puxa, como um blog podre desse consegue ganhar tanto dinheiro?", ou simplesmente; "Que idéia babaca, porque não pensei nisso antes?".

Pois é, creio que seja um misto de competência e sorte, pois talvez não tenha uma receita de sucesso, mas uma coisa é certa, tem que correr atrás e ralar, pois não adianta simplesmente criar um blog pensando que vai ficar rico só porque outras conseguiram, pegar um monte de baboseiras, postar, e lá ficar esperando que alguém o encontre. Não é bem assim que funciona (a não ser que tenha forças ocultas por trás do sujeito, e não é do Google que estou falando). Também há inúmeras ferramentas para divulgar seu trabalho, como Rec6, EuCurti e BlogBlogs, portanto só fica de fora quem quiser, pois independente do conteúdo, seja de asneiras sem fundamentos a conteúdos intectuais, sempre haverá algum que se identifique com seu perfil, pois como digo sempre: - Há espaço pra todos na internet.

E nessas matérias de blogs de sucesso, percebo que na maioria dos casos a frase mais dita é: "Comecei como uma brincadeira" (e hoje o fulano até já largou o emprego). E realmente, blogs nunca foram vistos como uma fonte séria de informações e esse realmente não era seu propósito lá nos primórdios, mas isso está mudando e não é mais apenas uma rede de miguxos que contam suas façanhas do primeiro porre, primeiro beijo, primeiro tapa na bisteca e conversinhas estilo revista Capricho. Isso mudou, profissionalizou e tem gente muito boa escrevendo, tanto que alguns que tinham carreira sólida simplesmente já as abandonaram para viver de renda do 'caçula'. E justamente por isso que há blogs que colocam muitos sites no chinelo. Ou blog é um site? Há quem enfatize com unhas e dentes que tem um blog, e não um site.

Outro ponto que ajuda é o custo inicial, que é praticamente zero. Basta apenas uma idéia na cabeça, um computador, um site de hospedagem de blogs e uma conexão de internet, seja ela discadona (sim, ainda existe e eu uso!!) ou veloz. Talvez por isso o número de blog tenha ultrapassado os 70 milhões, e o perfil no Brasil, segundo pesquisa, é de que 47% dos blogueiros tem menos de 18 anos. Isso talvez explique o fato de muitos jovens ficarem milhonários hoje em dia através da web, por exemplo o dois rapazes do Youtube.

Por fim, nas minhas navegadas diárias pela blogsfera achei através do Rec6 o site Leitura Tech e sua matéria retirada da revista Newsweek sobre blogs que faturam alto. Tem vários exemplos lá e cifras surpreendentes. Achei bem legal e também particularmente gosto de ler sobre isso, diria até que serve de estímulo. E com certeza muita gente também pensa assim, mas há a classe invejosa que xinga quem faz sucesso e fica se lamentanto por não estar nesse patamar, e também não faz nada para que isso mude. Lamentável.

Tem alguma opinião a acrescentar, algum ponto de vista diferente, deixe seu comentário e vamos interagir.
Até!

4 Comentarios:

Luis Fernando disse...

Xingar? Não dá pra xingar! Blogar ou não blogar: eis a questão; eis a famigerada...
Ganhar dinheiro é bom. Não! Ganhar dinheiro é muuuito bom! Bom pra caraca! Ganhar dinheiro fazendo o que gosta, então (pra fazer coro com com esse pensamento mais batido que milk shake) é ma-ra-vi-lho-so.
Estou começando. Mas começando porque gosto de escrever asneiras. Gosto de dinheiro, claro. Mas gosto mais de escrever. Tanto que fico mais tempo escrevendo do que ganhando dinheiro. Se der pra juntar as duas coisas, meu Deus! Descobri o caminho para a felicidade. Mas não sou tão bom assim...
Não dá pra xingar quem ganha. Não dá pra xingar quem escreve asneira também... Pô! O cara tá lá, escrevendo, botando pra fora, isso é o que importa no final das contas. Com o final da Idade Média, a multiplicação de idéias e sua proliferação pela rede mundial, o mundo só tem a ganhar. Mesmo que sejam palavras insossas, desde que o blog esteja sempre atualizado.

Grb!n disse...

Com certeza Luiz Fernando, não há coisa melhor do que ganhar dinheiro fazendo oq gosta, mas infelizmente nos dias de hoje é uma regalia para uma minoria. Ultimamente temos que andar aceitando empregos pelo salário, e por último saber qual vai ser a nossa função, ou seja, o trampo pode ser uma merda, mas tedo dindin no bolso no final do mes já alivia bastante.... Mas é isso ae, continua blogando sim, não desista, e use sempre as ferramentas de divulgação. São essenciais pra atrair e fidelizar seu público. Abraço

d_gui disse...

Ah, mais uma coisa é certa, fácil não é mesmo. Tem que ter muita divulgação, muita divulgação mesmo, Google? Blá, nem 2% das visitas do meu blo vem pelo Google.
Críticas? Muitas. Principalmente vinda de outros blogueiros, mas afinal, toda opinião é importante. Mas não esquecendo que o blog é seu, logo, você coloca o que quer. Gostos diferentes é o que não falta na net.
Dinheiro? Uma consequência do seu trabalho.
Abraço

Certim.COM

Carlos disse...

Chamber... você colocou um ponto interessante. Poucos blogs são consequência de um projeto . Na verdade, a maior parte deles nasce no susto, um dia, dá cinco minutos e o cara cria um blog, ai, se a coisa caminha bem, vira uma fonte de renda. Isso me lembra um estudo sobre empreendedorismo (effectuation – Sarasvathy) que coloca que o empreendedor, na maioria dos casos, não começa um negócio pensando em quanto pode ganhar, mas em quanto pode perder... bem um blog é exatamente isso.. nada a perder, quem sabe, algo a ganhar..
Abs,
Carlos

Ultimos Posts