[ Blogs Que Faturam Muita Grana ]

É notório que esse tipo de assunto vem tomando cada vez mais espaço nas listas de discussões de nós blogueiros de plantão. E cada vez que surge uma lista, uma matéria ou qualquer tipo de depoimento sobre faturamento de blogs, a nação monetizada vai ao delírio com as cifras alcançadas por alguns blogs aqui e acolá. E claro sempre há alguém pra dizer: "Puxa, como um blog podre desse consegue ganhar tanto dinheiro?", ou simplesmente; "Que idéia babaca, porque não pensei nisso antes?".

Pois é, creio que seja um misto de competência e sorte, pois talvez não tenha uma receita de sucesso, mas uma coisa é certa, tem que correr atrás e ralar, pois não adianta simplesmente criar um blog pensando que vai ficar rico só porque outras conseguiram, pegar um monte de baboseiras, postar, e lá ficar esperando que alguém o encontre. Não é bem assim que funciona (a não ser que tenha forças ocultas por trás do sujeito, e não é do Google que estou falando). Também há inúmeras ferramentas para divulgar seu trabalho, como Rec6, EuCurti e BlogBlogs, portanto só fica de fora quem quiser, pois independente do conteúdo, seja de asneiras sem fundamentos a conteúdos intectuais, sempre haverá algum que se identifique com seu perfil, pois como digo sempre: - Há espaço pra todos na internet.

E nessas matérias de blogs de sucesso, percebo que na maioria dos casos a frase mais dita é: "Comecei como uma brincadeira" (e hoje o fulano até já largou o emprego). E realmente, blogs nunca foram vistos como uma fonte séria de informações e esse realmente não era seu propósito lá nos primórdios, mas isso está mudando e não é mais apenas uma rede de miguxos que contam suas façanhas do primeiro porre, primeiro beijo, primeiro tapa na bisteca e conversinhas estilo revista Capricho. Isso mudou, profissionalizou e tem gente muito boa escrevendo, tanto que alguns que tinham carreira sólida simplesmente já as abandonaram para viver de renda do 'caçula'. E justamente por isso que há blogs que colocam muitos sites no chinelo. Ou blog é um site? Há quem enfatize com unhas e dentes que tem um blog, e não um site.

Outro ponto que ajuda é o custo inicial, que é praticamente zero. Basta apenas uma idéia na cabeça, um computador, um site de hospedagem de blogs e uma conexão de internet, seja ela discadona (sim, ainda existe e eu uso!!) ou veloz. Talvez por isso o número de blog tenha ultrapassado os 70 milhões, e o perfil no Brasil, segundo pesquisa, é de que 47% dos blogueiros tem menos de 18 anos. Isso talvez explique o fato de muitos jovens ficarem milhonários hoje em dia através da web, por exemplo o dois rapazes do Youtube.

Por fim, nas minhas navegadas diárias pela blogsfera achei através do Rec6 o site Leitura Tech e sua matéria retirada da revista Newsweek sobre blogs que faturam alto. Tem vários exemplos lá e cifras surpreendentes. Achei bem legal e também particularmente gosto de ler sobre isso, diria até que serve de estímulo. E com certeza muita gente também pensa assim, mas há a classe invejosa que xinga quem faz sucesso e fica se lamentanto por não estar nesse patamar, e também não faz nada para que isso mude. Lamentável.

Tem alguma opinião a acrescentar, algum ponto de vista diferente, deixe seu comentário e vamos interagir.
Até!