[ Estágio Virou Fachada? ]

As férias da faculdade chegaram! E com elas meu cérebro começa a funcionar melhor, começo a pensar em coisas mais sérias, pois nem só de sacanagem e mulherada vive esse blog! (ta rido de quê?)

Acho que uma grande parcela dos blogueiros são universitários (assim penso eu), pessoas essas com idéias e conhecimentos na cabeça, que de alguma forma tentam passar isso através de seus blogs, ou simplesmente aqueles que querem fugir da seriedade do dia-a-dia e tentar num blog colocar o lado da sua vida que ninguém conheça, ou simplesmente uma terapia.

Bom, universidade lembra estágio, certo? Pois é, no meu tempo desempregado ano passado, comecei a perceber umas certas barbaridades. Tudo bem que eu era praticamente virgem nesse estado de ‘procurar emprego’, afinal, entrei com quinze anos numa empresa e lá fiquei até os vinte e três. Praticamente fui criado por ela. Mas é óbvio que não é por isso que eu fiquei tapado às mudanças do nosso mundão, principalmente nessa área, afinal trabalhei com RH em praticamente 80% do tempo que fiquei lá.

Então, no calor do meu empenho em arrumar um estágio na área que estudo (Sistemas de Informação), saí a luta (e bota luta nisso) e cadastrei currículos frenéticamente em dezenas de sites de empresas, agências e afins. E claro também gastei sola de sapado na corrida ao emprego. Era papelzinho amarrotado com endereços e uma pastinha com muito currículo pra pouca agência.

Comecei então a receber algumas propostas por email e eis a surpresa! Na maioria das vagas pediam experiência de dois, três anos! Sim, estagiário com experiência. Pois é, não sei se estou louco, mas pra mim isso é piada. Concordo que conhecimento podem até pedir, mas experiência não tem cabimento.

No meu humilde conhecimento no assunto, penso que o estágio nada mais é do que uma oportunidade de colocar em prática o que você está aprendendo no seu curso, e justamente pra que? Pra adquirir experiência para o mercado de trabalho, ou até mesmo uma efetivação na área em que você já está. Concorda?

Pois é, mas não é isso que acontece hoje, infelizmente. Acham que nós temos que nascer sabendo, ou trocar a infância por um cursinho pré-vestibular. E isso pra mim nada mais é do que um drible das empresas para economizarem com mão-de-obra, colocando pobres coitados como eu, desesperados por emprego, numa posição de estagiário mesmo tendo nível pra ser muito mais. Ou seja, pra quê pagar R$ 1.500 pra um analista se podemos pagar R$ 800 pra um estagiário?! E com isso, claro, as empresas sanguessugas lucram tirando o couro dessa ala discriminada por todos, mas que em muitas vezes, são mais capazes do que muito bam-bam-bam escondido atrás de um terno e gravata. Lembrando também que muitas empresas mal pagam um plano de saúde pra classe, e claro também ficam isentas de outras tantas cifras que já conhecemos, pois como todos dizem: “o estagiário quando sai da empresa, é com uma mão na frente e outra atrás”, e fora a falta de estabilidade.

Claro que não estou generalizando, pois ainda há sim quem valorize nós iniciantes da vida, que nos dão oportunidades e benefícios, porém corra, pois está cada vez mais escasso nesse nosso mundo capitalista.

Portanto, diretor de RH, recrutador ou sei lá o que. Não concordou? Me contacte e tenha a ousadia de me provar o contrário.