[ Fliperama no computador: MAME ]

Quem com mais de 20 anos não gastou sua mesada toda em um fliperama de rodoviária alguma vez na sua infância ou adolescência?
Pois é, da saudade daquela época em que a única preocupação além da escola era ganhar dos camaradas no street fighter para tirar uma onda depois. Ganhar de perfect, fechar um jogo, dar um super hit combo. Isso não volta mais.
Mas podemos dar um jeito na saudade e resgatar alguns dos melhores jogos do fliper com um emulador e um computador.
Se você já tem o computador, beleza, o primeiro passo já foi dado, o segundo é pegar um emulador que reúna aqueles velhos jogos para matar a saudade, e eu indico um, o melhor, o mais completo, o mais rápido, enfim, o mais fodanchão, o MAME.


Baixe o emulador aqui no site MAMEPlus! (pegue a versão GCC Binary 0.117u2, ou outra posterior, não assuste-se com o tamanho, é 11,84mb mesmo). Descompacte ele em uma pasta de sua preferência.

Para pegar os jogos, acesse o site PlanetEmu - Sessão MAME, acesse a sessão "MAME (CHD & Samples excluded)(0.117)". La você encontrará todos as roms que rodam no mame separados por ordem alfabética (roms são os jogos, só para lembrar).

DICA: La você verá varias roms com o mesmo nome, com algumas pequenas mudanças no nome. Pegue sempre a rom de maior tamanho, os outros são algum hack do jogo principal, eles não rodam se você não tiver a rom principal já baixada.

Dentro da pasta onde você descompactou o MAME, você terá uma pasta chamada "Roms", é ai que você deve colocar as roms que você baixou.

Depois é só abrir o mame para jogar. O nº 5 insere "fichas", aperte o nº 1 para jogar.

Aqui tem um tutorial para ajudar os iniciantes na emulação do MAME

Se algo ficou meio complicado, pergunte nos comentários!

Compare preços de:
Joysticks/Gamepads para PC
Brinquedos Eletrônicos
Playstation 3

4 Comentarios:

Anônimo disse...

Bem eu não queria passar por nerd, mas fazer o que...

1- Não é só o MAME, ou Multi Arcade Machine Emulator que roda, os seus jogos preferidos, ele é mais praqueles joguinhos de navezinha, plataforma entre outros a lá 70', 80', mas também rodam jogos menos velhos, como de luta, Street Fighter, KOF, Cadillac e Dinossauros...

Mas se quizer emuladores de boa qualidade, como para rodar a série Metal Slug(1 ao 6"atual") e os KOF(The king of Fighters, Real Bout, Fatal Fury), ou seja, SNK/NeoGeo parta para o WinKawaks, e setive uma paciênnnnnnncia o Neo Rage X.

Se quiser emular bem os da Capcom como os "street" e o Cad&Dinos pegue o Callus*
nem sei se ainda existe, eu só sei pqeu tinha uma revista de emuladores, e explicavam os disponíveis na época pra emular os arcade. "que época?" ah, só em 2000.

Mas o bom é saber o jogo que quer, a produtora, e checar qual sistema o comporta, aí simbaixar o Emu certo, e ver se a ROM funciona** com aquele emulador.

**Qundo achar o jogo no site de emulador/roms(muitos tem busca interna), veja qual é a seção que ele pertence, aí baixe, ambos compatíveis.

Eu poderia postar sites, mas num buscador da sua preferência,escreva o nome do jogo e a palavra ROM, no site que tiver,veja de qual é a sessão e baixe o emulador referido.

se achou na sessão Neo Geo, baixe um Emu do mesmo(o WinKawaks é o melhor),na MAME, baixe um M.A.M.E.(32), e assim por diante...

peço desculpas ao autor do post.

W Brown disse...

Anonimo, sua ajuda é bem vinda, sua dica são boas, apesar de que o Callus não ser muito difundido mais hoje em dia

A idéia é que o post vire uma série, e a cada novo post sobre o assunto eu coloque um emulador novo para a galera ir testando, então comecei com o maior deles, o MAME.

Pouco a pouco vou colocando os outros, não se preocupe. Ai fica a critério do leitor escolher qual ele acha melhor e se adapta melhor.

Quando eu for postando os outros, sua ajuda será bem vinda!

Abraços

e não peça desculpa por opinar, mas sim por postar anonimamente.

Xandy disse...

sou um saudosista do jogo motorace e penta, mas não consegui fazer funcionar os jogos, apesar de ter lido e relido, o programa MAME abre mas não consigo fazer o jogo rodar, se puder ajude um dinossauro a sorrir de novo, me mande um e-mail explicando. (como diria meus filhos: "quer que desenhe???").

W Brown disse...

Xandy, não consigo ver seu email pelo seu comentário, por favor, entre em contato conosco. Ou deixe outro comment com o seu email que ai podemos tentar te ajudar.
O mame da um pouco de trabalho no começo mesmo, mas depois que se aprende, fica fácil, fácil.

Bem no inicio do blog tem um botão "contato"

Ultimos Posts