[ Secundum anuncia seu fim ]

Uma das boas iniciativas da blogosfera se foi. O agregador de posts de associados, Secundum, anunciou seu fim. A noticia pode ser velha, pois a tempo não dou uma olhada la no fórum e no site do Secundum que andava desativado e com problemas, quando resolvi ver como as coisas andavam por lá, me deparei com uma mensagem de encerramento dos trabalhos do "agregador que pagava".

Segue as palavras do Jobson:

Um basta

Esse site, como agregador de posts, acabou hoje. A proposta era reunir blogueiros e encontrar formas de capitalizar os blogs em conjunto. O problema não são as formas de "moneitizacao", pois apesar de este verbo não existir em português, sim maneiras de se alcançar tal propósito. A questão e que o verbo que existe na língua "reunir", convenhamos, não existe entre os blogs. Nem vou explicar o que essa afirmação significa. Basta ver o excelente post publicado no
BRpoint.net . Esta tudo descrito la. Para cada um participante, são vinte a reclamar e a por para baixo. Resultado: para que perder tempo com quem não tem o menor interesse? Aqui ficara um fórum aberto para debater ideias e divulgar propostas. Sem AdSense. Ficara a loja do Mercado Livre para ver se ao menos paga a hospedagem. Abs a todos.

Parece que a falta de participação dos blogueiros é o que fez o secundum afundar. O Bruno Godoi falou com o Jobson e pelo visto outros fatores influenciaram, como questões técnicas, pessoais e financeiras, mas para os que tem cifras na íris dos olhos, fiquem tranquilos que ele prometeu pagar o que deve aos que tiveram posts entre os mais acessados.

O que me causa estranhamento é que deixamos morrer uma iniciativa diferente, um projeto legal, que se mostrava interessante não só por pagar pelos posts mais lidos, mas também por tentar agregar além destes posts, os blogs. Falamos tanto em blogosfera, efigênia e etc, mas como bons brasileiros matamos tudo que nos serve por preguiça.

É sempre mais fácil amaldiçoar a escuridão do que acender uma vela no Brasil, o que dizer então da "blogosfera" brasileira?

Technorati : , , , , , ,

5 Comentarios:

Arthurius Maximus disse...

Concordo com você. As vezes excelentes ações são jogadas por terra apenas por falta de participação, comodismo ou (pior) inveja.
Sinto que apesar de haver cooperação, a blogosfera brasileira carece de certa irmandade. Ao invés de ajudaram-se, alguns blogueiros preferem formar nichos e manterem-se atrelados a eles.
É estranho.

Edney Souza disse...

Moneitizar não existe, mas monetizar sim e faz tempo: vem do francês monétiser (1825), de monaie 'moeda' sob a f. rad. monet- (< lat. monéta,ae 'id.') + -iser;

verbo
transitivo direto
1 transformar (bens imóveis, metais preciosos, títulos públicos ou privados) em dinheiro
transitivo direto
2 transformar (o metal) em moedas; amoedar, cunhar

Foi usada em português em 1890, datação de Antônio Geraldo da Cunha Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, 1982 [1a e 2a impressões] - Id., 2a ed., 1986 [desta 2a ed. foram feitas dez impressões, a última das quais em fevereiro de 1998].

W Brown disse...

Arthurius - Só não somos unidos como precisamos de campanhas para fazer crescer o que há de bom e o que deveria ser obrigação, como as campanhas para votos no rec6, campanhas para comentários e campanhas para "linkagem" como as que aconteceram e acontecem por ai.

Edney - Valeu por explicar, é sempre bom agregarmos conhecimento como o que você veio nos trazer. Mas "moneitizar" estava escrito assim no texto de encerramento do Secundum escrito pelo Jobson, e resolvi manter como estava. Mas de toda maneira, TKS!

Antonio disse...

Tudo bem pessoal?É,ao que parece;todos sofremos falta de atenção.Eu comecei a blogar a 3 meses mais ou menos,minha intenção era apenas fazer um blog que eu pudesse disponibilizar material para estudantes,e alguns programas para downloads,mas com o passar do tempo veio a empolgação,e resolvi me enturmar,coisa que é difícil neste meio,pois como disse o Arthurius,a grande maioria ou esta preocupada com pagerank,ou diga-se de passagem é pura preguiça,ou comodismo,bom acho que nem vou me espichar muito,panelas à parte;cada um deve fazer o que acha melhor para si,nunca se esquecendo que; ou mudamos nossa maneira de nos relacionarmos,ou a blogosfera(palavra que alguns blogueiros não gostam de usar;não sei porque,talvez seja por falta de cultura mesmo)brassileira vai ficar presa ao sucesso de um,dois,talvez três blogueiros;o que ninguem quer.

Abraços aos blogueiros.

W Brown disse...

Antônio - Ninguém que mesmo que os blogs brasileiros tenham apenas uns poucos representantes de peso, porém, se continuarmos com esse egocentrismo, não sei não...

Ultimos Posts