[ Torcida paulista refletiu o péssimo futebol da seleção no Morumbi ]

Para que não sabe do que eu estou falando, no primeiro jogo da seleção aqui no Brasil, mais precisamente no Maracanã, naquele 5x0 com show de Robinho, eu fiz um post dizendo da medíocre torcida carioca naquele dia. Houve uma boa repercussão e alguns revoltados é lógico. E na época prometi falar do jogo que seria realizado no Morumbi, enfim, o jogo ocorreu nesta quarta-feira 21/11, 2x1 para o Brasil e o leitor Michel cobrou minha humilde análise. Certo ele, pois promessa é dívida, então vamos lá:

A torcida paulista não deu espetáculo, não mesmo. E a seleção também não deu show como no jogo do Maracanã. Robinho não deu outro drible que mereceria uma placa, aliás, ele não fez nada em campo, e mais ainda, o conjunto canarinho pouco jogou bola, foi sofrível para uma torcida que paga caro por ingressos e fez com que a renda do jogo entrasse para história do futebol brasileiro como a maior de todos os tempos (pouco mais de R$ 4 milhões). Sorte da CBF que embolsa mais essa, e de mais ninguém.

A falta de um futebol ‘apresentável’ claramente influencia na euforia da torcida, seja qual for o jogo. Há apoio até que a paciência se esgote, pois não adianta aplaudir erros de passe e falta de vontade. Pagamos caro e queremos o mínimo de ‘consideração’ por parte do multimilionários jogadores.

Há tempos venho dizendo, e não sou ignorante ao ponto de não concordar que a torcida carioca ‘plasticamente’ é bem mais bonita. E como já citei, em São Paulo é proibido entrar com bandeirões e outros apetrechos que deixam a festa muito mais bonita, então fica difícil comparar e concorrer. A única coisa que nos resta é a voz, nada mais.

Quanto a essa declaração do Dunga que o leitor Michel citou (veja a declaração aqui), não concordo. Primeiro o Dunga precisa botar ordem no timinho dele, pra depois cobrar espetáculo da torcida. Mas se ele quer só confete, que vá trabalhar em uma escola de samba.

Muito se falou sobre vaiar o Julio César e gritar Rogério Ceni, porém a manisfestação nem chegou perto do nível em que a Globo gostaria que fosse. Mas é claro que há uma provocação aqui e acolá, não dá pra negar, mas diante da grande atuação do goleiro a torcida gritou ‘Julio Cesar’ normalmente e foi merecido, assim como o de Luis Fabiano que colocou o ‘Morto Love’ pra esquentar o banco finalmente!

Na comparação de guerra de torcidas locais, ainda fico com a opinião de que no Rio de Janeiro foi imensamente mais visível e audível. E isso não é legal devido a possíveis brigas de pessoas que não sabem distinguir as coisas, e esse foi o principal ponto que coloquei na balança na hora de criticar a torcida do Maracanã. Pior foi pedir Obina, mas isso deixa pra lá.

E claro, na falta de futebol, tem o Galvão para se divertir e a frase da noite foi:

- "A torcida tá louca pra se apaixonar de novo pela seleção brasileira!!"

Conclusão, o jogo sofrível e a falta de apetrechos fizeram com que a torcida paulista murchasse. Aliás, fica fácil vibrar com um 5x0 no fraco Equador, né cariocas?

Bom, só não me peçam pra analisar o jogo do Mineirão agora, por favor!!!