[ Qual a diferença entre Hype e Sensacionalismo? ]


Do alto da minha falta de experiência, pouca vivência bloguística e internética (como diria Falcão, o cantante nordestino), ja vi muita coisa por ai.
De certo, dos assuntos mais conflitantes que achei , nos blogs que costumo ler, é a polêmica dos Hypes e Blogs com conteúdo próprio, sério ou não, como discutido no "O fim da Várzea"

Não vejo mau em postar hypes do momento, mas e quando o hype vira sensacionalismo? E quando o hype vem sem nenhuma opinião, gracejo, piadinha ou outra coisa comum em texto de blog?
O Cardoso disse no Contraditorium que os blogueiros perderam o medo de falar dos hypes, perderam o medo de serem taxados de caça-paraquedistas.
Da máxima miguxa eu vos digo, infiés: - "O Blog é meu e eu posto o que eu quiser!". Mas e quando um assunto como o ultimo acidente da TAM desperta os instintos da galera? Isso é hype ou sensacionalismo? Como separar um do outro?

É necessário saber postar-se sobre um assunto, seja ele da moda ou não, seja ele triste ou alegre, postar por postar ja passou de moda. Blogueiros são importantes e tem de mostrar-se como tal. Mesmo blogs que não costumam ser sérios não perderão a oportunidade de colocar sua opinião para debate neste momento sobre o acidente aéreo, por mais triste que seja, e isso é bom. O que não pode é apenas aproveitar-se do momento.

4 Comentarios:

Grb!n disse...

Sensacionalismo na minha opinião é vc inventar fatos em cima de uma notícia para conseguir ibope com isso... Isso é mais visto no ramo das celebridades, onde uma pessoa famosa não pode ser vista com um simples amigo que imprensa já taxa como 'affair'. E com isso, o Leão Lobo enche o rabo de dinheiro com mentiras alheias.....

Agora copiar uma matéria de alguém, sem edita-la com inverdades é normal, já fiz mto isso aqui e sempre dei os devidos créditos a fonte, isso acho legal, pois perigoso seria eu copiar um texto e falar q fui eu quem fiz... aí sim é sacanagem...

Abraço

W Brown disse...

sensacionalismo s. m.,
qualidade de sensacional;
exposição, divulgação de uma matéria ou acontecimento de forma espalhafatosa e exagerada;
divulgação e exploração do que é sensacional, de escândalos, atitudes chocantes ou hábitos exóticos, com o intuito de causar impacto na sensibilidade alheia.

É Garbe, sensacionalismo é quase isso que voce disse mesmo, mas o que o Leão Lobo faz é sacanagem, safadeza e mentira das brabas mesmo.

O que eu quero dizer é que às vezes a linha entre o hype e o sensacionalismo é tênue...

j. noronha disse...

Eu entendo o que você quer dizer, já vi muito blog simplesmente utilizar-se de palavras-chave para reproduzir um fato, sem acrescentar nada ao conteúdo. Para mim, é aí que mora a diferença.
Leia por exemplo o Copiador Descarado, ou o Celso Jr, eles fazem uso das palavras-chave com bom humor, você se diverte lendo o hype, isso faz toda a diferença. Mesmo em assuntos sérios eles conseguem colocar um diferencial. No final, é isso que separa o joio do trigo.

W Brown disse...

Pois é noronha, as coisas nem sempre são tão simples quando queremos. Um blog que pensamos ser nossos, nem sempre é.
Apenas escrevemos o que achamos melhor, mas sem a postura que adotamos, pode ser entendido de outra forma pelos leitores, e ai, tome comentário xiita!

Ultimos Posts