[ Como gelar uma cerveja em 3 minutos ]

Como hoje em dia é bem comum fazer aquelas churrascadas comunitárias, onde cada um leva uma caixa de cerveja, outro leva a carne e sempre tem o folgado que só leva a fome, acaba ocorrendo bastante o fato da pessoa passar no supermermercado de última hora e com isso chegar na festa com a ceva quente, aí é dose! E se você for esperar ela gelar no método convencional do gelo e isopor, ela vai levar 35 minutos para ficar no ponto. Qual é o ponto? Ao contrário do que muitos dizem, os profissionais do ramo informam que se você tomar uma a -5 graus o gosto dela vai pro saco, então o ponto de bala seria de 2 a 4 graus.

A TÉCNICA MILAGROSA

Caro leitor beberrão, sei que seus olhos já estão brilhando com essa notícia, então vamos aos fatos. Não é nada complicado, chega até ser 'besta', mas para nós leigos nas questões ocultas da ciência é até compreensível. Trata-se de:

Gelo, álcool, sal e água.

Isso mesmo, esses quatro fatores farão suas brejas gelarem em 3 minutinhos, tempo de ir no banheiro jogar a ceva velha fora e passar na churrasqueira pra pegar um espetinho. Então se liga no modo de preparo: Para cada saco de gelo, coloque dois litros de água, meio quilo de sal e meia garrafa de álcool (não é pinga!). A água aumenta a superfície de contato, o sal reduz a temperatura de fusão do gelo (ele demora mais pra derreter) e, por uma reação química, o álcool rouba o calor. Os físicos chamam o líquido de 'mistura frigorífica'.

Observação importante: Lave as latinhas antes de consumir.

Eu não fiz o teste prático ainda, mas a reportagem tirei da revista VIP, e o responsável pela fórmula é o professor Cláudio Furukawa, do Instituto de Física da USP. Nessa mesma matéria ainda havia duas outras opções para gelar sua cerveja, porém são economicamente inviáveis, como nitrogênio líquido e extintor de incêndio com CO2.

Se você testar aí na sua casa, deixe seu depoimento aqui nos comentários, e bom churras!