
A TÉCNICA MILAGROSA
Caro leitor beberrão, sei que seus olhos já estão brilhando com essa notícia, então vamos aos fatos. Não é nada complicado, chega até ser 'besta', mas para nós leigos nas questões ocultas da ciência é até compreensível. Trata-se de:
Gelo, álcool, sal e água.
Isso mesmo, esses quatro fatores farão suas brejas gelarem em 3 minutinhos, tempo de ir no banheiro jogar a ceva velha fora e passar na churrasqueira pra pegar um espetinho. Então se liga no modo de preparo: Para cada saco de gelo, coloque dois litros de água, meio quilo de sal e meia garrafa de álcool (não é pinga!). A água aumenta a superfície de contato, o sal reduz a temperatura de fusão do gelo (ele demora mais pra derreter) e, por uma reação química, o álcool rouba o calor. Os físicos chamam o líquido de 'mistura frigorífica'.
Observação importante: Lave as latinhas antes de consumir.
Eu não fiz o teste prático ainda, mas a reportagem tirei da revista VIP, e o responsável pela fórmula é o professor Cláudio Furukawa, do Instituto de Física da USP. Nessa mesma matéria ainda havia duas outras opções para gelar sua cerveja, porém são economicamente inviáveis, como nitrogênio líquido e extintor de incêndio com CO2.
Se você testar aí na sua casa, deixe seu depoimento aqui nos comentários, e bom churras!