[ Secundum anuncia seu fim ]

Uma das boas iniciativas da blogosfera se foi. O agregador de posts de associados, Secundum, anunciou seu fim. A noticia pode ser velha, pois a tempo não dou uma olhada la no fórum e no site do Secundum que andava desativado e com problemas, quando resolvi ver como as coisas andavam por lá, me deparei com uma mensagem de encerramento dos trabalhos do "agregador que pagava".

Segue as palavras do Jobson:

Um basta

Esse site, como agregador de posts, acabou hoje. A proposta era reunir blogueiros e encontrar formas de capitalizar os blogs em conjunto. O problema não são as formas de "moneitizacao", pois apesar de este verbo não existir em português, sim maneiras de se alcançar tal propósito. A questão e que o verbo que existe na língua "reunir", convenhamos, não existe entre os blogs. Nem vou explicar o que essa afirmação significa. Basta ver o excelente post publicado no
BRpoint.net . Esta tudo descrito la. Para cada um participante, são vinte a reclamar e a por para baixo. Resultado: para que perder tempo com quem não tem o menor interesse? Aqui ficara um fórum aberto para debater ideias e divulgar propostas. Sem AdSense. Ficara a loja do Mercado Livre para ver se ao menos paga a hospedagem. Abs a todos.

Parece que a falta de participação dos blogueiros é o que fez o secundum afundar. O Bruno Godoi falou com o Jobson e pelo visto outros fatores influenciaram, como questões técnicas, pessoais e financeiras, mas para os que tem cifras na íris dos olhos, fiquem tranquilos que ele prometeu pagar o que deve aos que tiveram posts entre os mais acessados.

O que me causa estranhamento é que deixamos morrer uma iniciativa diferente, um projeto legal, que se mostrava interessante não só por pagar pelos posts mais lidos, mas também por tentar agregar além destes posts, os blogs. Falamos tanto em blogosfera, efigênia e etc, mas como bons brasileiros matamos tudo que nos serve por preguiça.

É sempre mais fácil amaldiçoar a escuridão do que acender uma vela no Brasil, o que dizer então da "blogosfera" brasileira?

Technorati : , , , , , ,