9 ANOS SEM POSTAGENS, OS BLOGS ACABARAM?

Alô alô blogueiros de plantão! Alguém 'online' aí ou todos já sairam e apagaram as luzes? Aliás, alguém aí ainda se considera blogueiro? Aquele povo dos tempos da internet discada, uma internet sem leis assim como o programa do Gugu nos anos 90, onde peitinhos apareciam na telinha sem pudores em plena tarde de domingo, tempos em que o Didi chamava o Mussum de negão e não era preconceito, enfim, agora estamos em 2019! Muita coisa mudou, inclusive eu achava que esse blog tinha morrido de morte morrida, mas meio que sem querer achei ele e aquele cheiro de naftalina tomou conta do meu ser e me possuiu (ui!).

Vanessa Hudgens, nossa eterna musa. Sabedores saberão.

Este famigerado blog iniciou suas atividades em um tempo que o Google ainda não mandava no mundo, e tempos também onde blogar era apenas um hobby, um passatempo, uma página entre amigos, basicamente a migração daquelas agendas de papel onde as menininhas escreviam sobre o primeiro beijo ou a primeira menstruação, trazidos para uma versão online disso. Quase um mundo secreto. Mas não durou muito. Com os motores de busca ganhando cada vez mais força e fazendo páginas 'secretas' cada vez mais notáveis e trafegáveis, o capitalismo bateu forte na cabeça da véia na vida dos blogueiros e a partir daí conteúdos mais 'profissionais' (ou nem tanto) começaram a ser elaborados, buscando lógico, visitantes (ou paraquedistas para os mais íntimos), e consequentemente dinheiro através dos primeiros lampejos de monetização daquela época, onde o Adsense engatinhava (mas era rentável, diferente de hoje) e programas de afiliados eram febre (e também davam dinheiro, hoje nem sei). Fato é, que vivenciamos uma grande revolução online naquela ocasião, mas se pararmos para pensar, essa revolução nunca parou. Estamos em 2019 e novos meios de comunição e formas de gerar conteúdo continuam brotando por aí. 

Mas sem dúvida a 10 anos atrás existia um glamour, blogueiros se uniam pelo bem da comunidade, se ajudavam. Alguém aí já mendigou uma 'troca de links'? Se não, você tem menos de 20 anos de idade com certeza. Hoje as pessoas se humilham por likes, inscritos ou compartilhamentos em redes sociais. Época boa onde aprendíamos HTML na raça, fuçando nas entranhas do blog para deixá-lo sempre bonitão, e se a dúvida pintasse, certamente tinha um outro blog por aí especializado no assunto e que te ajudaria e ensinaria uns macetes de graça. É como se naquela época a internet fosse uma cidade pequena do interior, onde todo mundo conhece todo mundo e o povo é hospitaleiro .

Tempos de Orkut e de cutucar as pessoas por lá,  tempos de ICQ e seu ID indecorável (ou para 98,3% dos usuários pelo menos), tempos de MSN e seu botão incoveniente de chamar a atenção, tempos de chat do BOL que era praticamente um Tinder da época, tempos de celular tijolão da Nokia e o 'jogo da cobrinha', tempos que precisava ter dinheiro pra enviar um mísero SMS, tempos de Flogão e seus encontros de azaração, tempos que tinhamos que esperar dar meia noite pra pagar mais barato na internet, tempos que a gente levava 24hs pra baixar um vídeo pornô de 30 segundos, tempos de ir na locadora escolher um filme pra alugar (e devolver rebobinado)... Ah, saudades de um tempo raiz que não volta mais.
Conectando aquela discadona top de 56 fuckings kbps!

E hoje? Youtubers e digital influencers são a pegada do momento, muitos se matam ou já morreram em busca da sonhada fama. Se anteriormente eu fiz uma correlação a internet antiga sendo uma cidade pequena, hoje a internet seria uma grande metrópole, violenta e com batalhas de facções criminosas. Mas acho que não vou gastar meu tempo falando do hoje, pois o hoje está aí na cara de todo mundo, inclusive da minha, mas ao escrever esse texto parece que eu fiquei 10 anos em coma, ou totalmente offline. É igual você conviver com uma pessoa todos os dias e não perceber que ela envelheceu, mas quando se pega uma foto de uma década atrás e compara com os dias atuais, a diferença é nítida e gritante.

E se esse blog tivesse sido alimentado com conteúdo nesses últimos doze anos ininterruptamente? Como estaríamos hoje? Vivos e relevantes, ou simplesmente obsoletos e esquecidos? Estaríamos com um canal de sucesso no Youtube? Ou com 2 milhões de seguidores no Instagram? Não dá pra saber o resultado daquilo que não se viveu.

Mas é isso amigos, se deixar eu ficarei aqui divagando por horas. Confesso que foi gostoso, como se eu tivesse reencontrado aquela garota que eu amava no colegial e aquela paixão adormecida reacendesse num estalar de dedos (pior que até lembrei de uma garota aqui agora, na real, mas deixa pra lá... Quem sabe pode ser tema de um futuro novo texto? Vou pensar, revelações virão a tona. NÃO PERCAM!). 

Mas OK, retornando para a linha de raciocínio original e voltando pro século 21, sempre gostei de escrever e fazia muito tempo que eu não criava um texto assim, como nos velhos tempos, apenas com o que vem na minha cabeça e sem ser 'comercial', afinal essa era a essência original dos blogs. Isso é meio libertador, quase uma terapia. 

Aliás, É TOTALMENTE LIBERTADOR E É SIM UMA TERAPIA.

Até breve (eu acho)... ou farei um novo post em 2029.
Ainda em tempo, será que meu sócio WBrown já voltou da lua de mel? :)

Hey Ho, Let's Go!